24 de fevereiro de 2022

Lives abordarão os indicadores de avaliação de cursos de graduação e a gestão e inovação na educação neste fim de semana


O Curso de Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica terá, nos dias 25 e 26 de fevereiro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas abordando os indicadores de avaliação de cursos de graduação e a gestão e inovação na educação. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Desvendando indicadores de avaliação de cursos de graduação” é o tema da aula de sexta-feira (25/02). A palestra será proferida pela professora Raphaela Barreto, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. No sábado (26/02), a professora Angélica Domingues, que atua como formadora de educadores e palestrante, abordará o tema “Gestão e inovação na educação”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como base as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria da Educação de Sobral-CE.


Aula 5 - Sexta-feira (25/02)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teaipaula5
- Assista à aula: https://youtu.be/0vucd2b6BQg

Aula 6 - Sábado (26/02)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teaipaula6
- Assista à aula: https://youtu.be/88-EfDynWWA

 

23 de fevereiro de 2022

Secretário da Educação de Sobral ministra aula em curso promovido pelo Ministério da Educação


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, ministra, na sexta-feira (25/02), às 10h, uma aula sobre o tema “Organização dos espaços físicos para uso de tecnologias digitais”. A aula faz parte de um curso voltado para gestores da educação básica, promovido pelo Laboratório de Apoio à Inovação da Educação Básica do Brasil (LabInova).

O LabInova é um projeto de iniciativa do Ministério da Educação, liderado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação, para a disseminação da cultura da inovação e fortalecimento do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC).

O curso será ofertado em 4 encontros virtuais com atividades interativas ao vivo, que apresentarão conceitos e estratégias de organização e gestão da infraestrutura tecnológica, presente nas secretarias de educação, para promoção de ecossistemas de inovação na educação básica.

Mais informações: https://labinova.ufms.br/

17 de fevereiro de 2022

Lives abordarão as metodologias de ensino e a produção e uso de materiais e recursos didáticos digitais neste fim de semana


O Curso de Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica terá, nos dias 18 e 19 de fevereiro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas abordando as metodologias de ensino e a produção e uso de materiais e recursos didáticos digitais. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“As metodologias de ensino sob a perspectiva dos perfis de aprendizagem” é o tema da aula de sexta-feira (18/02). A palestra será proferida pelo professor Daniel Brandão, da Universidade Estadual Vale do Acaraú. No sábado (19/02), a professora Helen Costa abordará o tema “Produção e uso de materiais e recursos didáticos digitais: um universo de possibilidades para o ensino”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como base as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria da Educação de Sobral-CE.


Aula 3 - Sexta-feira (18/02)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teaipaula3
- Assista à aula: https://youtu.be/YNIAoo-u1Nw

Aula 4 - Sábado (19/02)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teaipaula4
- Assista à aula: https://youtu.be/qKOQn3Pibj8

10 de fevereiro de 2022

Aula inaugural do Curso de Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica será nesta sexta-feira (11/02)


A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), realiza nesta sexta-feira (11/02), a partir das 14h, o Curso de Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica. A aula inaugural será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube (youtube.com/ldeufc). A formação já tem mais de 24 mil inscritos de todo o Brasil.

A aula será proferida pelo professor Márcio Urel Rodrigues, da Universidade do Estado de Mato Grosso, e abordará o tema “Modelagem matemática na BNCC e na prática pedagógica dos professores da educação básica".


No sábado (12/02), será realizada a segunda aula do curso abordando a “A gestão da sala de aula: uma abordagem reflexiva sobre a personalização do ensino e a aprendizagem significativa”. A partir das 14h, Ciely Galvão, da empresa Ciely Galvão Assessoria e Consultoria Educacional, irá proferir sua palestra para professores de todo o país.

INSCRIÇÕES
Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como base as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria da Educação de Sobral-CE.


Aula 1 - Sexta-feira (11/12)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teaipaula1
- Assista à aula: https://youtu.be/pSy3akMhNVs

Aula 2 - Sábado (12/02)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teaipaula2
- Assista à aula: https://youtu.be/I7rrQGxgb04

3 de fevereiro de 2022

Curso de Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais formará mais de 72 mil educadores nesta sexta-feira (04/02)


Acontece, nesta sexta-feira (04/02), a cerimônia de formatura do curso de formação em “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais”, que contou com mais de 72 mil inscritos de todo o Brasil. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube (https://www.youtube.com/ldeufc), a partir das 14h.

O evento contará, ainda, com a palestra “Ciência e arte: transgressões pedagógicas em três atos", que será proferida pelo professor Raphael Feitosa, da Universidade Federal do Ceará. O momento será mediado pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Com 180 horas, o curso 100% on-line teve início no dia 6 de agosto de 2021 e contou com 54 aulas ao vivo, abordando os mais variados temas práticos e teóricos como a gamificação na sala de aula: novas formas de ensinar, aprender e avaliar; a metodologia na nova sala de aula; o sentido do digital na educação básica; o crescimento profissional para professores com as certificações Google for Education; os aspectos socioemocionais na formação de professores; e como planejar e avaliar no ensino híbrido. Ainda foram disponibilizadas quatro avaliações para resolução dos cursistas.

O curso contou com mais de 72 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Acompanhe a cerimônia: https://youtu.be/-B288Sqk_pw

2 de fevereiro de 2022

Lives abordarão as transgressões pedagógicas na ciência e na arte e as estratégias de aprendizagem ativas neste fim de semana


O curso Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais terá, nos dias 4 e 5 de fevereiro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando as transgressões pedagógicas na ciência e na arte e as estratégias de aprendizagem ativas. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Ciência e arte: transgressões pedagógicas em três atos” é o tema da aula de sexta-feira (04/02). A palestra será proferida pelo professor Raphael Feitosa, da Universidade Federal do Ceará. No sábado (05/02), a professora Fernanda Gallotti, da empresa Educativa, abordará o tema “Estratégias de aprendizagem ativas para engajamento e acompanhamento do estudante”.


Estão disponíveis os certificados do curso de Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais. Caso o certificado não esteja disponível ou tenha erro na grafia do nome, a pessoa interessada deve abrir um protocolo de atendimento pelo endereço http://bit.ly/AtendimentoLDE. O curso 100% on-line teve início no dia 6 de agosto com aulas ao vivo, abordando os mais variados temas práticos e teóricos como gamificação em sala de aula, o uso da comunicação não violenta em sala de aula, letramento digital e tecnologias educacionais para avaliação.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

Aula 53 - sexta-feira (04/02)

Aula 54 - sábado (05/02)