30 de julho de 2021

Disponíveis certificados do curso de Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica


Estão disponíveis os certificados do curso de Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. Caso o seu certificado não esteja disponível ou tenha erro na grafia de seu nome, você deve abrir um protocolo de atendimento pelo endereço: http://bit.ly/AtendimentoLDE

Com 180 horas, o curso 100% on-line teve início no dia 4 de fevereiro e contou com 52 aulas ao vivo, abordando os mais variados temas práticos e teóricos como os novos currículos à luz da BNCC; tecnologias educacionais para gameficação e alfabetização midiática para o professor, entre outros. Ainda foram disponibilizadas quatro avaliações para resolução dos cursistas.

O curso contou com mais de 195 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Para baixar o certificado, os cursistas devem seguir os passos abaixo:

2. Digite seu e-mail usado na inscrição
3. Clique em "Buscar meus certificados"
4. Clique no evento desejado
5. Receberá o certificado no seu e-mail.

Solicite o certificado AQUI: http://bit.ly/AtendimentoLDE

29 de julho de 2021

Curso de Introdução à Pesquisa e a Pós-Graduação realiza sua última aula neste sábado (31/07)


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, no sábado (31/07), a última aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube, com mediação do professor Daniel Brandão, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

"O Projeto de pesquisa e a elaboração do QNP (Quadro Norteador de Pesquisa)” é o tema da aula, apresentada pelo professor Mestre FH Lima, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao final da aula, as dúvidas dos alunos serão respondidas.

As aulas do curso foram ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Inscrição na aula: https://bit.ly/ippgaula12
Assistir à aula: https://youtu.be/m5-MMpoqs0Q

Curso Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica realiza aulas finais nos dias 30 e 31 de julho


O curso "Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica" realiza, nos dias 30 e 31 de julho (sexta-feira e sábado), suas duas últimas aulas, abordando a volta às aulas presenciais na pandemia e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para apoio à pesquisa educacional. A partir das 14h, as aulas são transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube.

“Pandemia e volta às aulas: os professores estão prontos?” será o tema da aula de sexta-feira (30/07), que terá a participação das professoras Lina Alves, Rosalda Pinheiro e Andrea Quesado, coordenadoras do Instituto Educando para Educar (EPE). A aula será ministrada pela professora Raquel Almeida, da Prefeitura Municipal de Caucaia.

Na sexta-feira ainda acontecerá, durante a aula, a cerimônia de formatura dos mais de 195 mil educadores que participaram do curso.


No sábado (31/07), o professor Miguel Dias, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), irá falar sobre o tema “TIC para apoio à pesquisa educacional”, em aula mediada pelo professor Amaury Gomes, diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) em Sobral-CE.

O curso teve mais de 195 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. Com 180 horas, o curso 100% on-line contou com quatro avaliações disponíveis para resolução. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Aula 51 - Sexta-feira (30/07)
- Inscrições na aula AQUI: https://www.even3.com.br/teehipaula51
- Assista à aula AQUI: https://youtu.be/zkYsCnRosF4

Aula 52 - Sábado (31/07)
- Inscrições na aula AQUI: https://www.even3.com.br/teehipaula52
- Assista à aula AQUI: https://youtu.be/G3My1-_aUZA

28 de julho de 2021

Curso de Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica formará mais de 195 mil educadores nesta sexta-feira (30/07)


Acontece, nesta sexta-feira (30/07), a cerimônia de formatura do curso de aperfeiçoamento em “Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica”, que contou com mais de 195 mil inscritos de todo o Brasil. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube (https://www.youtube.com/ldeufc), a partir das 14h.

O evento contará, ainda, com a palestra “Pandemia e volta às aulas: os professores estão prontos? ”, que terá a participação das professoras Lina Alves, Rosalda Pinheiro e Andrea Quesado, coordenadoras do projeto Educando para Educar (EPE), que capacita educadores com formações que estimulam o desenvolvimento social das crianças. O momento será mediado pela professora Raquel Almeida, da Prefeitura Municipal de Caucaia, e contará com a participação do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Com 180 horas, o curso 100% on-line teve início no dia 4 de fevereiro e contou com 52 aulas ao vivo, abordando os mais variados temas práticos e teóricos como os novos currículos à luz da BNCC; tecnologias educacionais para gameficação e alfabetização midiática para o professor, entre outros. Ainda foram disponibilizadas quatro avaliações para resolução dos cursistas.

O curso contou com mais de 195 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Inscrições AQUI: https://bit.ly/2TKC5uw
Acompanhe a cerimônia AQUI: https://youtu.be/zkYsCnRosF4

22 de julho de 2021

Aula abordará a problematização do conteúdo didático no ensino de mecânica


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, no sábado (24/07), a 11ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube, com mediação do professor Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral-CE.

"A problematização do conteúdo didático (objeto de estudo) como instrumento de mediação no ensino de mecânica” é o tema da aula, apresentada pelo professor Cleilson Coutinho, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Ao final da aula, as dúvidas dos alunos serão respondidas.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

21 de julho de 2021

Aulas abordarão ensino híbrido nas ferramentas Google e planejamento reverso


O curso “Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica” realiza, nos dias 23 e 24 de julho (sexta-feira e sábado), duas novas aulas, abordando ensino híbrido nas ferramentas Google e planejamento reverso. A partir das 14h, as aulas são transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube.

Na sexta-feira (23/07), a aula será ministrada pela professora Suzanne Sales, da Rede Estadual de Ensino da Bahia, e terá como tema “Games e ensino híbrido nas ferramentas Google”.


“Criando experiências de aprendizagem a partir do planejamento reverso” será o tema da aula de sábado (24/07), que terá a participação das professoras Karyne Santiago, da Rede Estadual de Ensino da Bahia, e Gal Silva, da PG Consultoria Educacional. As duas aulas serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O curso tem mais de 195 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. Com 180 horas, o curso 100% on-line já conta com as quatro avaliações disponíveis para resolução. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.


Aula 49 - Sexta-feira (23/07)
- Assista à aula: https://youtu.be/Z21Q8UirvXk


Aula 50 - Sábado (24/07)
- Assista à aula: https://youtu.be/i4REKFbQgDO

19 de julho de 2021

Secretário da Educação de Sobral participa do Congresso Internacional de Volta às Aulas na quinta-feira (22/07)


Estão abertas as inscrições para o Congresso Internacional de Volta às Aulas, que reunirá os maiores especialistas em educação do país. O evento será realizado de 19 a 22 de julho, a partir das 17h, pelo canal do Instituto Casagrande no YouTube (youtube.com/institutocasagrande).

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, participa, na quinta-feira (22/07), a partir das 20h20, da mesa redonda “As novas tecnologias contribuindo para a formação dos professores e a implantação da educação híbrida nas escolas”, apresentando a experiência exitosa de Sobral.

Compõem ainda a mesa Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor brasileiro; Guiomar Namo de Mello, doutora em Educação; Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação; e Renato Casagrande, presidente do Instituto Casa Grande.

O Congresso Internacional de Volta às Aulas irá debater como a escola deve se organizar para receber pais, alunos, professores e funcionários com segurança, e que protocolos devem ser adotados para minimizar as transmissões do vírus. Também estará em discussão a melhor maneira de apoiar e receber os alunos e como diagnosticar as lacunas de aprendizado deixadas pelo período de pandemia. Ao todo, serão mais de 40 palestrantes nos quatro dias de evento.

Inscrições AQUI: https://bit.ly/3hOtW1d


15 de julho de 2021

Lives abordarão microaprendizagens e estresse como vilão da aprendizagem neste fim de semana

O curso “Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica” realiza, nos dias 16 e 17 de julho (sexta-feira e sábado), duas novas aulas abordando microaprendizagens e estresse como vilão da aprendizagem. A partir das 14h, as aulas são transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube.

Na sexta-feira (16/07), o curso terá um palestrante internacional. “Microaprendizagens: tecnologia e educação atual” é o tema da aula ministrada pelo professor Víctor Amar, da Universidade de Cádiz, na Espanha.

“Estresse: vilão ou mocinho da aprendizagem?” será o tema da aula de sábado (17/07), que terá a participação das professoras Lina Alves, Rosalda Pinheiro e Andrea Quesado, coordenadoras da Educando para Educar (EPE). As duas aulas serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O curso tem mais de 195 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. Com 180 horas, o curso 100% on-line já conta com as quatro avaliações disponíveis para resolução. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.


Aula 47 - Sexta-feira (16/07)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teehipaula47
- Assista à aula: https://youtu.be/gPiW7aC-2CI

Aula 48 - Sábado (17/07)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teehipaula48
- Assista à aula: https://youtu.be/CyglK_Meo0k


Aula abordará a pesquisa como ferramenta para contribuição social

O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, no sábado (17/07), a 10ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube, com mediação do professor Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral.

“A pesquisa aplicada como ferramenta para contribuição social da academia” é o tema da aula, apresentado pelo professor Paulo Silva Junior, da PG Consultoria Educacional, e pela professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia, Karyne Santiago. Ao final da aula, as dúvidas dos alunos serão respondidas.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).



13 de julho de 2021

Lançada quarta avaliação do curso Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica


O Laboratório Digital Educacional (LDE) lançou a 4ª atividade avaliativa do curso Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica. As perguntas foram elaboradas com base nos conteúdos das aulas 31 a 43. Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder a avaliação.

A avaliação está dividida em três partes: avaliação do conteúdo do curso, questionário de avaliação e questionário de saúde docente na pandemia. Não há limite de tempo para realizar a atividade, que também poderá ser refeita. Para aprovação no curso é necessário obter média geral igual ou superior a 7.

As atividades de recuperação das duas primeiras atividades também estão disponíveis. As notas das atividades são enviadas para o e-mail utilizado para responder às avaliações.

O curso de aperfeiçoamento Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica tem mais de 194 mil educadores e estudantes inscritos em todo o Brasil. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

- Acesse a Avaliação 4: https://bit.ly/TEEHIPatividade4

- Atividade 1 (Aulas 1 a 8): http://bit.ly/TEEHIPatividade1
- Notas da Avaliação 1: http://bit.ly/NotasAV1

- Atividade 2 (Aulas 9 a 20): http://bit.ly/TEEHIPatividade2
- Notas da Avaliação 2: https://bit.ly/NotasAV2

- Atividade 3 (Aulas 21 a 30): http://bit.ly/TEEHIPatividade3
- Notas da Avaliação 3: https://bit.ly/NOTASAV3


6 de julho de 2021

Aulas abordarão competências necessários à prática educativa e os novos currículos à luz da Base Nacional Comum Curricular

O curso “Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica” realiza, nos dias 9 e 10 de julho (sexta-feira e sábado), duas novas aulas abordando as competências necessárias à prática educativa e os novos currículos à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir das 14h, as aulas são transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube.

“Gestão escolar, competências e saberes necessários à prática educativa para uma aprendizagem significativa” é o tema da aula de sexta-feira (09/07), que terá a participação da Prof.ª Dra. Lídia Azevedo, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Aprender Editora.

No sábado (10/07), a aula abordará “Os novos currículos à luz da BNCC: compreender para atuar”, com a prof.ª Dra. Regina dos Passos, da Conatus Consultoria e Assessoria Educacional. As duas aulas serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, prof. Dr. Herbert Lima.


O curso tem a participação de mais de 194 mil educadores e estudantes de todo o Brasil. Com 180 horas, o curso é 100% on-line, conta com indicações de leituras e três avaliações lançadas. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Aula 45 - Sexta-feira (09/07)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teehipaula45
- Assista à aula: https://youtu.be/8Lb3jp83EJg


Aula 46 - Sábado (10/07)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/teehipaula46
- Assista à aula: https://youtu.be/1NFjZEhUepc

Aula abordará a construção do projeto de pesquisa neste sábado (10/07)


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, no sábado (10/07), a 9ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube, com mediação do professor Dr. Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral.

A convidada da semana é a professora da Universidade Federal do Ceará, Dra. Carolina Morais, que irá falar sobre “A construção do projeto de pesquisa: como delinear um processo investigativo na pós-graduação?”. Ao final da aula, as dúvidas dos alunos serão respondidas.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).


1 de julho de 2021

Aulas abordarão formação e competências docentes e a saúde dos professores na pandemia de Covid-19

O curso “Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica” realiza, nos dias 2 e 3 de julho (sexta-feira e sábado), duas novas aulas abordando formação e as competências docentes; e a saúde dos professores antes e durante a pandemia de Covid-19. A partir das 14h, as aulas são transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube.

“BNC - Formação e as Competências Docentes: como se posicionar?” é o tema da aula de sexta-feira (02/07), que terá a participação do professor Dr. Thomaz Veloso, consultor educacional. No sábado (03/07), a aula abordará “A saúde dos professores antes e durante a pandemia de Covid-19”, com o professor do curso de Psicologia da da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dr. Pablo Pinheiro. 


O curso tem a participação de mais de 193 mil educadores e estudantes de todo o Brasil, mas as inscrições continuam abertas. Com 180 horas, o curso é 100% on-line, conta com indicações de leituras e duas avaliações já lançadas. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.


Aula 43 - Sexta-feira (02/07)
- Assista à aula: https://youtu.be/hLdSRjxpzWl

Aula 44 - Sábado (03/07)
- Assista à aula: https://youtu.be/vNgYNIR_kbl


Aula abordará reflexões sobre a educação especial neste sábado (3/7)

O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, no sábado (03/07), a 8ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube, com mediação do professor Dr. Herbert Lima, secretário da Educação de Sobral.

A convidada da semana é a professora Querem Hapuque, da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, que irá falar sobre o tema “Reflexões sobre a Educação Especial: uma revisão sistemática de literatura”.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).