27 de dezembro de 2021

Lives abordarão a transformação digital e a alfabetização midiática para professor neste fim de semana


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” realiza, nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando a transformação digital e a alfabetização midiática para professor. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube e mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

“Transformação digital e inovação para o ensino básico” é o tema da aula de sexta-feira (31/12). A palestra será proferida pelo Luciano Meira, da Universidade Federal de Pernambuco. No sábado (01/01), o professor Fabiano Oliveira, da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, abordará o tema “Alfabetização midiática para professor: da teoria à prática”.


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

Aula 43 - sexta-feira (31/12)

Aula 44 - sábado (01/01)

21 de dezembro de 2021

Lives abordarão a educação maker e o pensamento computacional na Educação Infantil neste fim de semana

 

O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” realiza, nos dias 24 e 25 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando a educação maker e o pensamento computacional na Educação Infantil. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube e mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

“Educação maker: onde está a construção de conhecimento?” é o tema da aula de sexta-feira (24/12). A palestra será proferida pelo professor Dr. José Valente, da Universidade Estadual de Campinas. No sábado (25/12), o professor Dr. José Moran, da Universidade de São Paulo (USP), abordará o tema “O pensamento computacional na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental".


O curso tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. Também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

Aula 41 - sexta-feira (24/12)

Aula 42 - sábado (25/12)

16 de dezembro de 2021

Lives abordarão os novos ecossistemas educativos e os desafios da docência na educação on-line neste fim de semana


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” realiza, nos dias 17 e 18 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando os novos ecossistemas educativos e os desafios da docência na educação on-line. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Novos ecossistemas educativos” é o tema da aula de sexta-feira (17/12). A palestra será proferida pelo professor Airton Junior, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. No sábado (18/12), a professora Maira Bernardi, da Associação Antônio Vieira (ASAV), abordará o tema “Os desafios da docência na educação on-line”.


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

Inscrição no curso: https://www.even3.com.br/inscricaomppte/

Aula 39 - sexta-feira (17/12)
Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mppteaula39/
Assista à aula: https://youtu.be/F9nKHSZWV08

Aula 40 - sábado (18/12)
Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mppteaula40/
Assista à aula: https://youtu.be/cy6qjz67C78

8 de dezembro de 2021

Lives abordarão a importância do educar e o papel da educação na promoção da vida neste fim de semana


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” realiza, nos dias 10 e 11 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando a importância do educar e o papel da educação na promoção da vida. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Educar para quê? Diálogos aprendentes em mutação” é o tema da aula de sexta-feira (10/12). A palestra será proferida pelo professor Edu Asaf, da empresa Cativo A&P. No sábado (11/12), a professora Mila Zeiger Pedroso, da Escola Municipal Antonio Coelho Ramalho, localizada em Ibiúna-SP, abordará o tema “A pandemia e o esperançar de novas alternativas para a educação: inovações na Escola Antonio Coelho Ramalho”.


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 37 - sexta-feira (10/12)

Aula 38 - sábado (11/12)

Última aula do curso abordará os aspectos teóricos na trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa neste sábado (11/12)


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, neste sábado (04/12), a última aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

O convidado da semana é o professor Dr. Daniel Brandão, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, que irá falar sobre o tema “Aspectos teóricos na trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa”. A aula será mediada pelo professor Vilar Vasconcelos, da Secretaria da Educação de Sobral.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).


2 de dezembro de 2021

Inscrições abertas para dois cursos na área de Tecnologia Educacional



O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Laboratório Digital Educacional, abre as inscrições para dois cursos: Tecnologias e possibilidades de aprendizagem na educação básica; e Tecnologias Digitais na Educação: Desafios e possibilidades.

Os cursos são voltados para professores, gestores, técnicos de instituições públicas e privadas e demais interessados. As inscrições podem ser realizadas até dia 18 de dezembro, por meio do formulário de inscrição.



As aulas acontecerão aos sábados, a partir das 14h, por meio da plataforma digital Google Meet, no período de 27 de novembro a 18 de dezembro de 2021, contando com uma carga horária de 30 horas-aulas.

Durante as aulas os cursistas terão palestras com temáticas voltadas para a área das tecnologias digitais, com 4 atividades e 1 avaliação para terem acesso à certificação do curso. Os participantes deverão optar por um dos cursos ofertados.

A iniciativa da disciplina de Estágio à Docência, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais da UFC, visa proporcionar aos mestrandos uma ação de extensão voltada para a formação de professores na área das tecnologias digitais, garantindo uma aproximação com o campo de atuação e iniciação à docência por meio da pesquisa.

INSCRIÇÕES

Curso Tecnologias e possibilidades de aprendizagem na educação básica:

Curso Tecnologias Digitais na Educação: Desafios e possibilidades:

1 de dezembro de 2021

Lançada última avaliação do curso Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais


Foi lançada, nesta quarta-feira (01/12), a última atividade avaliativa do curso de aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais, promovido pelo Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A avaliação é composta por duas partes: questionário diagnóstico e dez questões objetivas elaboradas com base nos conteúdos das aulas 25 a 32. Os cursistas terão até o dia 13 de dezembro para finalizarem as quatro avaliações disponíveis do curso.

Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder a avaliação. A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

No início da avaliação, o cursista deve indicar se está participando de uma das três seleções públicas realizadas pela Secretaria da Educação de Sobral, que têm o curso como etapa: seleção de secretários escolares, seleção de professores temporários e seleção de gestores escolares.

Com carga horária de 180 horas, o curso Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

- Acesse a Avaliação 1: https://bit.ly/MPPTEatividade1
- Acesse a Avaliação 2: https://bit.ly/MPPTEatividade2
- Acesse a Avaliação 3: https://bit.ly/MPPTEatividade3
- Acesse a Avaliação 4: https://bit.ly/MPPTEatividade4

Lives abordarão a construção de cidadãos e o poder das metodologias ativas neste fim de semana

 

O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” realiza, nos dias 03 e 04 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando a construção de cidadãos e o poder das metodologias ativas. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“A construção de cidadãos que fazem” é o tema da aula de sexta-feira (03/12). A palestra será proferida pelo professor Fábio Zsigmond, da instituição Mundo Maker Educação. No sábado (04/12), a professora Roberta Aquino, consultora educacional, abordará o tema “O poder das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e metodologias ativas em todas as modalidades”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso, também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos, gamificação na educação, metodologias ativas, aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 35 - sexta-feira (03/12)

Aula 36 - sábado (04/12)

30 de novembro de 2021

Aula abordará o uso da arte-literatura como elemento pedagógico no ensino de Biologia neste sábado (04/12)


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, neste sábado (04/12), a penúltima aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

A convidada da semana é a professora mestra Rose Carvalho, da Secretaria de Educação do Ceará, que irá falar sobre “O uso da arte-literatura como elemento pedagógico no ensino de biologia”. A aula será mediada pelo professor Vilar Vasconcelos, da Secretaria da Educação de Sobral.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

25 de novembro de 2021

Aula abordará a pesquisa acadêmica neste sábado (20/11)


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, neste sábado (27/11), a 8ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

A convidada da semana é a professora Dra. Cleide Barroso, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, que irá falar sobre o tema “Contexto da pesquisa: entre a aparência e a essência”. A aula será mediada pelo professor Vilar Vasconcelos, da Secretaria da Educação de Sobral.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).


24 de novembro de 2021

Lives abordarão o storytelling aplicado à educação e a fluência leitora on-line neste fim de semana


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” terá, nos dias 26 e 27 de novembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando o storytelling aplicado à educação e a fluência leitora on-line. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Storytelling aplicado à educação” é o tema da aula de sexta-feira (26/11). A palestra será proferida pela professora Emilly Fidelix, criadora do projeto “Se liga, prof”. No sábado (27/11), o professor Marcos Dionísio, da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, abordará o tema “Luz do saber e a fluência leitora on-line”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 33 - sexta-feira (26/11)

Aula 34 - sábado (27/11)

17 de novembro de 2021

Lançada terceira avaliação do curso Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais


Foi lançada, nesta quarta-feira (17/11), a terceira atividade avaliativa do curso de aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais, promovido pelo Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A avaliação é composta por duas partes: questionário diagnóstico e dez questões objetivas elaboradas com base nos conteúdos das aulas 17 a 24. Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder a avaliação. A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

No início da avaliação, o cursista deve indicar se está participando de uma das três seleções públicas realizadas pela Secretaria da Educação de Sobral, que têm o curso como etapa: seleção de secretários escolares, seleção de professores temporários e seleção de gestores escolares.

Com carga horária de 180 horas, o curso Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

- Acesse a Avaliação 3: https://bit.ly/MPPTEatividade3

Aula abordará as contribuições do desenvolvimento de uma sequência de ensino com estatística no sábado (20/11)


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, neste sábado (20/11), a 7ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

O convidado da semana é o professor Márcio Matoso, da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, que irá falar sobre o tema “As contribuições do desenvolvimento de uma sequência de ensino com estatística: conhecimentos e reflexões de duas professoras do 5º ano do ensino fundamental”. A aula será mediada pelo professor Vilar Vasconcelos, da Secretaria da Educação de Sobral.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Lives abordarão o processo de avaliações e a produção de videoaulas neste fim de semana


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” terá, nos dias 19 e 20 de novembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando avaliações e a produção de videoaulas. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Avaliação: ler, julgar e agir” é o tema da aula de sexta-feira (19/11). A palestra será proferida pelo professor Diógenes Maclyne, da Universidade Federal de Pernambuco. No sábado (20/11), o professor Valmir Soares Jr., do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, abordará o tema “Roteirização, produção e edição de videoaulas para os novos ambientes de aprendizagem”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 31 - sexta-feira (19/11)

Aula 32 - sábado (20/11)

16 de novembro de 2021

Projeto de Extensão da UFC recebe prêmio do Youtube pelos mais de 100 mil inscritos no canal


O Laboratório Digital Educacional (LDE), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebeu, na terça-feira (09/11), o Prêmio Prata para Criadores (Silver Creator Award, em inglês), em reconhecimento pelos cem mil inscritos em seu canal oficial no YouTube (https://www.youtube.com/LDEUFC). A honraria foi entregue para o professor da UFC, Herbert Lima, idealizador do projeto.

“Durante a pandemia, passamos a oferecer uma série de cursos, palestras, formações e capacitações, direcionadas para educadores e demais interessados com a temática educação e tecnologias em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, e outras instituições. Após mais de um ano, o canal alcançou os cem mil inscritos, e recebeu esse reconhecimento. Estamos muito felizes”, destacou Herbert Lima.



O canal do Laboratório Digital Educacional conta, atualmente, com mais de 193 mil inscritos e mais de 9 milhões de visualizações em seus vídeos. Criado em 10 de agosto de 2020, o LDE oferece cursos gratuitos e com certificação para educadores do Brasil e do exterior, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege); e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

“Desde o primeiro curso, em 2020, eles têm agregado muito conhecimento, apresentando para a gente infinitas possibilidades e ferramentas que podemos usar para qualificar o nosso processo de ensino-aprendizagem e isso faz encher o nosso coração de gratidão porque percebemos que não estamos sozinhos”, afirmou Ana Brena Albuquerque, professora da rede municipal de ensino de Sobral.


No total, já foram ofertados os cursos de Letramento Digital; Tecnologias Digitais na Educação; Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica; e Introdução à Pesquisa e a Pós-Graduação. As aulas dos cursos são transmitidas ao vivo no canal e ministradas por pesquisadores, especialistas, mestres e doutores de universidades do Brasil e de fora do país.

Atualmente, o LDE oferece o curso de aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais. O canal está exibindo ainda, todos os sábados, as lives do projeto #SobralnoEnem On-line 2021, que prepara estudantes para o Enem com aulas gratuitas, além das aulas da segunda turma do curso Introdução à Pesquisa e a Pós-Graduação, parte do projeto “Professor Pesquisador”.

Os prêmios para criadores de conteúdo são concedidos pelo YouTube para os canais que atingem determinadas quantidades de inscritos. É necessário ainda que os canais estejam em situação regular, sem notificações de direitos autorais ou de violações das diretrizes da comunidade ou manipulação da contagem de inscritos.

11 de novembro de 2021

#SobralnoEnem terá aulas de Matemática no sábado (13/11)


A Prefeitura de Sobral realiza, neste sábado (13/11), o 15º encontro do curso preparatório #SobralnoEnem On-line 2021. A partir das 8h30, as aulas serão transmitidas ao vivo no canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

O encontro abordará a disciplina de Matemática, com os professores Jorge Júnior e Daniel Mascarenhas. Ainda será apresentada a proposta de redação da semana.

O #SobralnoEnem é voltado para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que fazem o 3º ano do Ensino Médio ou são egressos das redes pública e privada de ensino.

O #SobralnoEnem On-line 2021 é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Organização Educacional Farias Brito, por meio do FB on-line.


9 de novembro de 2021

Aula abordará os princípios metodológicos e as contribuições teóricas da pesquisa-intervenção


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, neste sábado 13/11), a 6ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

A convidada da semana é a professora Juscileide Castro, da Universidade Federal do Ceará, que irá falar sobre o tema “ Pesquisa-intervenção: princípios metodológicos e contribuições teóricas”. A aula será mediada pelo professor Vilar Vasconcelos, da Secretaria da Educação de Sobral.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).


Lançada segunda avaliação do curso Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais


Foi lançada, nesta terça-feira (09/10), a segunda atividade avaliativa do curso de aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais, promovido pelo Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A avaliação é composta por duas partes: questionário diagnóstico e dez questões objetivas elaboradas com base nos conteúdos das aulas 9 a 18. Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder a avaliação. A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

No início da avaliação, o cursista deve indicar se está participando de uma das três seleções públicas realizadas pela Secretaria da Educação de Sobral, que têm o curso como etapa: seleção de secretários escolares, seleção de professores temporários e seleção de gestores escolares.

Com carga horária de 180 horas, o curso Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

- Acesse a Avaliação 1: https://bit.ly/MPPTEatividade2

Lives abordarão o letramento digital e tecnologias educacionais para avaliações neste fim de semana


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” realiza, nos dias 12 e 13 de novembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando o letramento digital e tecnologias educacionais para avaliações. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Letramento digital, cultura digital e formação de professores” é o tema da aula de sexta-feira (12/11). A palestra será proferida pelos professores Neri Santana e Renan William, da Universidade Estadual de Londrina. No sábado (13/11), o professor Rangel Félix, da empresa Tools Educacional, abordará o tema “Tecnologias educacionais para avaliações”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso, também são abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 29 - sexta-feira (12/11)

Aula 30 - sábado (13/11)

5 de novembro de 2021

Lives abordarão a relevância da felicidade na dinâmica escolar e o projeto de vida na escola


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” terá, nos dias 5 e 6 de novembro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando a relevância da felicidade na dinâmica escolar e o projeto de vida na escola. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“A relevância da felicidade na dinâmica escolar” é o tema da aula de sexta-feira (05/11). A palestra será proferida pela professora Learice Alencar, do Centro Educacional Leonardo da Vinci. No sábado (06/11), as professoras Nívea Eulália, do Colégio Estadual do Campo Hermínio Manoel de Jesus; e Rozenilda Pereira, da Secretaria Estadual de Educação da Bahia, abordarão o tema “Projeto de vida na escola: o que é? Como se faz?”


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 27 - sexta-feira (05/11)

Aula 28 - sábado (06/11)

4 de novembro de 2021

Prorrogadas as inscrições para o curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais”


Foram prorrogadas, até 30 de novembro, as inscrições para o “Curso de Formação em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais”. O curso gratuito é voltado para graduandos(as), graduados(as), professores da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

As aulas são realizadas ao vivo toda sexta-feira e sábado, das 14h às 17h, e seguem até novembro, com transmissão pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube. As aulas também ficam gravadas no canal para os cursistas que não conseguirem assistir ao vivo ou para revisão dos conteúdos.

O curso aborda as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; responsabilidade e cidadania. Também são apresentados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, entre outros.

As aulas são ministradas por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificado emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

A iniciativa é da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Secretaria de Educação de Sobral-CE.

Aulas já realizadas: https://bit.ly/Curso_MPPTE

#SobralnoEnem terá aulas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação no sábado (06/11)


A Prefeitura de Sobral realiza, neste sábado (06/11), o 14º encontro do curso preparatório #SobralnoEnem On-line 2021. A partir das 8h30, as aulas serão transmitidas ao vivo no canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

O encontro abordará as disciplinas de Ciências Humanas com os professores Adriano Bezerra, Nilton Sousa e João Saraiva; Linguagens com o professor Wagner Luís; e Redação com o professor Daniel Victor.

O #SobralnoEnem é voltado para estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que fazem o 3º ano do Ensino Médio ou são egressos das redes pública e privada de ensino. Serão realizados 15 encontros virtuais, até 13 de novembro.

O #SobralnoEnem On-line 2021 é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, em parceria com a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Organização Educacional Farias Brito, por meio do FB on-line.


Aula abordará a educação alimentar e nutricional na formação inicial de professores pedagogos no Ceará


O projeto “Professor Pesquisador” promoverá, neste sábado (06/11), a 5ª aula do curso de extensão “Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação”. A partir das 10h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

O convidado da semana é o professor M.e Francisco Nunes, da Secretaria Municipal de Educação de Ipaporanga-CE, que irá falar sobre o tema “A educação alimentar e nutricional na formação inicial de professores pedagogos no Estado do Ceará”. A aula será mediada pelo professor Vilar Vasconcelos, da Secretaria da Educação de Sobral.

As aulas do curso são ministradas por professores pesquisadores, vinculados a programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais, em níveis de mestrado e doutorado, da área da educação e do ensino de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Ceará, do Brasil e de outros países.

Com carga horária de 60 horas, o curso gratuito é uma iniciativa da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

29 de outubro de 2021

Lives abordarão a gestão de currículos e aprendizagem e os recursos e estratégias para criar, interagir e avaliar


O curso “Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais” terá, nos dias 29 e 30 de outubro (sexta-feira e sábado), duas aulas abordando a gestão de currículos e aprendizagem e os recursos e estratégias para criar, interagir e avaliar. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

“Gestão de currículos e aprendizagem” é o tema da aula de sexta-feira (29/10). A palestra será proferida pela professora Lilian Neves, da plataforma educacional Weleto. No sábado (30/10), a professora Karla Priscilla, da empresa Conectando Experiências, abordará a temática “Recursos e estratégias para criar, interagir e avaliar”.


Continuam abertas as inscrições para o curso, que tem como fundamento as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. No curso também serão abordados temas como docência no ensino híbrido, formação de professores na cultura digital, jogos e gamificação na educação, metodologias ativas e aprendizagem, produção e uso de tecnologias para educação, entre outros.

Com carga horária de 180 horas, o curso é promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Laboratório Digital Educacional (LDE). São parceiros na realização do curso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.


Aula 23 - sexta-feira (29/10)

Aula 24 - sábado (23/10)