A educação de Sobral teve destaque mais uma vez nos resultados do PISA for Schools de 2021 que foram apresentados na última sexta-feira (14/10), em um evento internacional no Rio de Janeiro. A avaliação aplicada em novembro de 2021 contemplou três áreas: leitura, Ciências e Matemática e reuniu cerca de 1.300 estudantes de 17 escolas públicas estaduais de Sobral.
Os alunos de Sobral obtiveram nota média de 427,19 em leitura; 403,09 em matemática; e 401,11 em ciências, índices superiores aos resultados da última avaliação realizada no ano de 2019. Os estudantes sobralenses tiveram desempenho acima da média do Brasil e de países desenvolvidos, no comparativo com o desempenho internacional da última aplicação mundial do PISA que ocorreu no ano de 2018, antes da pandemia.
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, localizada no bairro Junco, obteve as melhores médias nas três avaliações e ficou a frente de países como França, Croácia e Grécia.
Os resultados da avaliação em leitura (496) foram os mais satisfatórios, superando as médias da França (493), Portugal (492), Rússia (479) e Itália (476).
Esta é a terceira vez que o município participa dessa avaliação conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Sobral é o único município do Brasil que participou das três aplicações do PISA para Escolas durante os anos de 2017, 2019 e 2021.
Os resultados são coletados para serem utilizados dentro do contexto escolar e na busca de novas políticas públicas para a educação.
O que é o PISA
Realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, o PISA é um estudo comparativo internacional responsável por oferecer informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. A OCDE credenciou a Fundação Cesgranrio como única instituição apta a disponibilizar o PISA-S para escolas, autoridades e redes de escolas do Brasil.
A partir dos resultados do programa internacional, cada país tem a oportunidade de avaliar os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação aos outros países, de modo a planejar políticas públicas educacionais para melhorar a qualidade e eficácia do sistema de ensino.
O PISA é responsável por avaliar três domínios em todas as edições ou ciclos, são eles: leitura, matemática e ciências. A cada edição o programa avalia um domínio principal, desse modo os estudantes são submetidos a avaliações com questões específicas da área do conhecimento, e os questionários se concentram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem neste domínio. Além de avaliar os três domínios citados acima, o PISA avalia domínios chamados inovadores, como resolução de problemas, letramento financeiro e competência global.