14 de dezembro de 2020

"É preciso pensar além do conteúdo", diz palestrante em aula inaugural do Mestrado em Tecnologia Educacional"


Utilizar tecnologias na educação apenas como forma alternativa de transmitir conteúdos é algo fadado ao fracasso. Partindo dessa advertência, o Prof. Paulo Blikstein, do Teachers College da Universidade de Columbia (Estados Unidos), fez uma série de reflexões sobre os atuais desafios da relação ensino-aprendizagem. Com o tema "FabLearn: uma revolução possível para a educação pública brasileira com tecnologia", ele proferiu, por videoconferência, a aula inaugural do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional, novo curso de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará.

A palestra foi transmitida ao vivo pela Internet aos alunos ingressantes do curso, que participaram da cerimônia de inauguração, ocorrida nesta sexta-feira (11), no auditório da Reitoria.


Para o pesquisador, que é doutor em educação pela Northwestern University (Estados Unidos), as tecnologias educacionais precisam ser vistas não apenas como instrumento, mas sim como algo inserido em um sistema mais amplo. Segundo ele, sistemas educacionais surgem a partir de necessidades sociais, que posteriormente resultam em padrões curriculares, os quais se transformam em livros didáticos e, por meio deles, chegam às escolas.

"Nunca é só sobre conteúdo. Sempre tem algo que vem antes e algo que vem junto", considera Blikstein. Por isso, na visão do especialista, o conteúdo deve ser sempre pensado juntamente com as formas de fazer (atividades práticas) e a filosofia de educação que orienta todo o sistema.

Blikstein é adepto da abordagem construcionista, na qual o aprendiz constrói ‒ com suporte da tecnologia ‒ o seu próprio conhecimento. Assim foram pensados os chamados makerspaces (espaços de fazer, em livre tradução), espécies de laboratórios escolares no qual alunos e professores desenvolvem diversos tipos de projetos, geralmente com base na transdisciplinaridade. Em 2010 ele participou da implantação do primeiro desses espaços nos Estados Unidos.

Há cerca de três anos, os laboratórios e toda a ideia de educação que eles representam foram inseridos em escolas de Sobral, município cearense que atualmente é referência nacional em educação básica. Na palestra, a experiência de Sobral, que inclui a adoção do currículo EIDEIA (invenção, descoberta, investigação e aprendizado), foi relatada por Blikstein e pelas pesquisadoras Tatiana Hochgreb e Cássia Fernandes, também envolvidas no projeto.

SONHO REALIZADO ‒ Na cerimônia de abertura oficial do curso, o Prof. Edgar Marçal ‒ titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC e coordenador do novo mestrado profissional ‒ disse que o momento representa a realização de um sonho. Emocionado, ele pontuou que, depois de mais de 10 anos de existência do Instituto UFC Virtual, "a espera acabou" e agora a unidade tem um mestrado que vai dispor de "excelente corpo docente, ótima infraestrutura e forte apoio institucional". Dirigindo-se aos estudantes, afirmou que eles precisarão estudar e produzir muito, contribuindo para fazer a UFC avançar ainda mais em pesquisa, segmento no qual já tem reconhecido destaque.


COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA ‒ O reitor Cândido Albuquerque parabenizou os alunos da primeira turma do mestrado e disse não ter dúvidas de que, em pouco tempo, o curso se tornará referência em sua área. "É preciso que esse curso de excelência corresponda às expectativas que existem para novas tecnologias na área de educação", salientou. Para ele, esse tema se tornou ainda mais importante devido à pandemia de covid-19, que evidenciou a necessidade de inclusão digital e o desenvolvimento de novas ferramentas educacionais.

Além do reitor e do Prof. Edgar Marçal, compuseram a mesa da cerimônia a pró-reitora de graduação, Profª Ana Paula de Medeiros, e a secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado, Jussara Luna Batista. O secretário de Educação de Sobral e professor da UFC, Herbert Lima, e o diretor do UFC Virtual, Prof. Gabriel Paillard, que também comporiam a mesa, ficaram na plateia devido aos protocolos de distanciamento decorrentes da pandemia. Também esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Jorge Lira.

Fonte: Portal da UFC - Universidade Federal do Ceará - http://www.ufc.br/