30 de dezembro de 2022

Liberada a quarta atividade de recuperação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem


A Secretaria da Educação de Sobral e o Laboratório Digital Educacional (LDE) lançaram, nesta quinta-feira (29/12), a atividade de recuperação de conteúdo da quarta avaliação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem.

Para responder à atividade de recuperação, os cursistas poderão rever as aulas 25 a 33, disponíveis no canal do LDE no YouTube (http://Youtube.com/LDEUFC). A atividade de recuperação não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por três partes: questionário de identificação, questionário diagnóstico e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas já ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Atividade Avaliativa de Recuperação 4: https://bit.ly/MIPEAREC04

28 de dezembro de 2022

Aulas que encerrarão o curso MIPEA abordarão implementação curricular e cultura maker neste fim de semana

 

Acontecem, nos dias 30 e 31 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a implementação do documento curricular para a educação infantil da rede municipal de ensino de Sobral e a cultura maker com aliada da educação. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (30/12), a aula será ministrada por Mirla Lopes, da Secretaria da Educação de Sobral, e abordará o tema “Onde estamos e onde queremos chegar: implementação do documento curricular para a educação infantil da rede municipal de ensino de Sobral”.

No sábado (30/12), a aula será ministrada por Marina Amado e Lidia Medeiros, editoras da Amado Maker, que abordarão o tema “A Cultura Maker como aliada na educação”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 43 - sexta-feira (30/12)

Aula 44 - sábado (31/12)


27 de dezembro de 2022

Lançada quarta avaliação do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem

 

Foi lançada, nesta terça-feira (27/12), a quarta atividade avaliativa do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem. A formação é promovida pelo Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral.

A avaliação é composta por dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas 25 a 32 Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder a avaliação. A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

Continuam abertas as inscrições para o curso. O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Acesse a Avaliação 4: https://bit.ly/MIPEAAV04

23 de dezembro de 2022

Liberada terceira atividade de recuperação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem

 

A Secretaria da Educação de Sobral e o Laboratório Digital Educacional (LDE) lançaram, nesta sexta-feira (23/12), a atividade de recuperação de conteúdo da segunda avaliação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem.

Para responder à atividade de recuperação, os cursistas poderão rever as aulas 13 a 18, disponíveis no canal do LDE no YouTube (Youtube.com/LDEUFC). A atividade de recuperação não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por três partes: questionário de identificação, questionário diagnóstico e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas já ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Atividade Avaliativa de Recuperação 3: https://bit.ly/MIPEAREC03

22 de dezembro de 2022

Aulas abordarão o papel da liderança escolar e a alfabetização midiática para professor neste fim de semana

 

Acontecem, nos dias 23 e 24 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando o papel da liderança escolar e a alfabetização midiática para professor. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (23/12), a aula será ministrada por Cleber Rodrigues, da Secretaria da Educação de Sobral, e abordará o tema “O papel da liderança escolar no desenvolvimento de equipes comprometidas com a construção de resultados satisfatórios de aprendizagem”.

No sábado (24/12), a aula será ministrada por Fabiano Oliveira, da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, que abordará o tema “Alfabetização midiática para professor: da teoria à prática”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 41 - Sexta-feira (23/12)
- Assista à aula: https://youtu.be/mdQyaL3ulQ0

Aula 42 - Sábado (24/14)
- Assista à aula: https://youtu.be/H6TVvAdwdKU

19 de dezembro de 2022

Lançada terceira avaliação do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem

 

Foi lançada, nesta sexta-feira (16/12), a terceira atividade avaliativa do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem. A formação é promovida pelo Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral.

A avaliação é composta por dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas 13 a 18. Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder a avaliação. A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

Continuam abertas as inscrições para o curso. O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Acesse a Avaliação 3: https://bit.ly/MIPEAAV03

Abertas inscrições para Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional


A Universidade Estadual Vale do Acaraú, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), lançou edital para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFISOCIO). As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 09 de janeiro de 2023, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço http://www.profsocio.ufc.br.

São oferecidas 16 vagas nas linhas de pesquisa: educação, escola e sociedade; juventude e questões contemporâneas e práticas de ensino e conteúdos curriculares. O processo seletivo será realizado a distância e por vídeo-chamada (online), abrangendo duas etapas: primeira etapa - avaliação da carta de intenções; segunda etapa: defesa virtual (online) da carta de intenções.

Poderão participar do Exame Nacional de acesso ao PROFSOCIO os candidatos que atendam ao seguinte requisito: ser professor/a em exercício em componente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, efetivo(a) ou temporário(a), da rede pública da educação básica, licenciado(a) portador(a) de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC (ou de diploma revalidado por Instituição de Ensino Superior brasileira, quando se tratar de candidato(a) portador(a) de diploma expedido por instituição estrangeira)

O objetivo do PROFSOCIO é propiciar um espaço de formação continuada para professores em exercício, efetivos ou temporários, da rede pública da educação básica, que ministram o componente curricular de Sociologia ou outros componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, inserindo-os em uma rede nacional de produção de metodologias de ensino e pesquisa acerca das Ciências Sociais e Educação.

Mais informações e instruções pertinentes ao processo seletivo podem ser vistas no edital nº 02/2022 e no site: http://www.profsocio.ufc.br.

Leia o edital: https://bit.ly/3WcaWeu
Faça sua inscrição: http://www.profsocio.ufc.br

13 de dezembro de 2022

Aulas abordarão a gestão escolar na rede pública de ensino e o fazer pedagógico neste fim de semana

 

Acontecem, nos dias 16 e 17 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a educação socioemocional como ferramenta de transformação social e o desenvolvimento sustentável. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (16/12), a aula será ministrada por Jailma Dias, da Secretaria da Educação de Sobral, e abordará o tema “Rituais da gestão escolar na rede pública de ensino: relato de experiência na Escola José da Matta e Silva”.

No sábado (17/12), a aula será ministrada por Vanderliza Costa, da Secretaria da Educação de Sobral, que abordará o tema “Gestão escolar e o fazer pedagógico”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 39 - Sexta-feira (16/12)
- Assista à aula: https://youtu.be/dFpdY9rqTq8

Aula 40 - Sábado (17/12)
- Assista à aula: https://youtu.be/NtEW3s1t1SI

12 de dezembro de 2022

Liberada segunda atividade de recuperação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem

 

A Secretaria da Educação de Sobral e o Laboratório Digital Educacional (LDE) lançaram, nesta segunda-feira (12/12), a atividade de recuperação de conteúdo da segunda avaliação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem.

Para responder à atividade de recuperação, os cursistas poderão rever as aulas 7 a 12, disponíveis no canal do LDE no YouTube (Youtube.com/LDEUFC). A atividade de recuperação não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por três partes: questionário de identificação, questionário diagnóstico e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas já ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Atividade Avaliativa de Recuperação 2: https://bit.ly/MIPEAREC02

8 de dezembro de 2022

Aulas abordarão práticas pedagógicas inovadoras, educação maker e recursos educacionais digitais neste fim de semana


Acontecem, nos dias 09 e 10 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando práticas pedagógicas inovadoras, educação maker  e recursos educacionais digitais. As aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (09/12), a aula acontecerá a partir das 14h e será ministrada pelos professores Dennys Maia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e José Valente, da Universidade Estadual de Campinas. Na aula, serão abordados os temas “Práticas pedágogicas inovadoras: possibilidades com diferentes tecnologias”; e "Educação maker: onde está a construção de conhecimento?".
Excepcionalmente no sábado (10/12), a aula acontecerá a partir das 10h, e será ministrada pelos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) José Aires, Fátima Souza, Cíntia Arruda, e Rayssa Hitzschky, que abordarão o tema “Explorando recursos educacionais digitais (RED) para computadores e dispositivos móveis por meio do Repositório Athena”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 37 - Sexta-feira (09/12)


Aula 38 - Sábado (10/12)


2 de dezembro de 2022

Aulas abordarão design thinking, robótica, educação infantil e gestão escolar neste fim de semana

 


Acontecem, nos dias 02 e 03 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando design thinking, robótica, educação infantil e gestão escolar. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (02/12), a aula será ministrada pelos professores Juscileide Castro e Rômulo Almeida, da Universidade Federal do Ceará; e Ticiane Silva, Analista de Mobilização e Mentoria do Centro Lemann, e abordarão os temas “Design thinking na educação, robótica educacional e educação infantil”.

No sábado (03/12), a aula será ministrada por Onária Leitão, da Secretaria da Educação de Sobral, que abordará o tema “Narrativas da gestão escolar”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 35 - Sexta-feira (02/12)


Aula 36 - Sábado (03/12)

22 de novembro de 2022

Aulas abordarão a educação socioemocional como ferramenta de transformação social e o desenvolvimento sustentável neste fim de semana


Acontecem, nos dias 25 e 26 de novembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a educação socioemocional como ferramenta de transformação social e o desenvolvimento sustentável. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (25/11), a aula será ministrada por Emilio Freitas, da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia, e abordará o tema “Educação socioemocional como ferramenta de transformação social”.
No sábado (26/11), a aula será ministrada por Patricia Sarmento, da Conatus Consultoria Educacional, que abordará o tema “Desenvolvimento sustentável, mudança climática e a escola: um encontro necessário”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 33 - Sexta-feira (25/11)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula33/
- Assista à aula: https://youtu.be/F-Gyy7XqmZg

Aula 34 - Sábado (26/11)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula34/
- Assista à aula: https://youtu.be/lcjOunzGc7Q

17 de novembro de 2022

Divulgadas as notas das duas primeiras avaliações do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem

 

O Laboratório Digital Educacional divulgou, nesta quarta-feira (16/11), as notas das duas primeiras atividades avaliativas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem . Mais de seis mil cursistas já fizeram as avaliações, que continuarão disponíveis para realização até o fim do curso.

A primeira avaliação, liberada para realização dia 26 de setembro, traz um questionário de identificação e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas 1 a 5. Já na segunda avaliação, lançada dia 11 de novembro, são apresentados um questionário de identificação; questionário de avaliação do curso; questionário diagnóstico; questionário destinado a gestores escolares; e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas 7 a 12.

Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder as avaliações. As atividades não têm limite de tempo para serem realizadas, mas só poderão ser respondidas uma única vez.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos são abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Veja as notas da Avaliação 1: https://bit.ly/MIPEANOTASAV01

Veja as notas da Avaliação 2: https://bit.ly/MIPEANOTASAV02

Aulas abordarão a avaliação da aprendizagem e padronização dos processos pedagógicos neste fim de semana

 

Acontecem, nos dias 18 e 19 de novembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a avaliação da aprendizagem e padronização dos processos pedagógicos. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (18/11), a aula será ministrada pela Dóris Leão, da Secretaria da Educação do Ceará, que abordará o tema “Avaliação da aprendizagem: o que, como e quando avaliar?”.


No sábado (19/11), a aula será ministrada por Júnior Pinho, da Consultoria PLG e Grupo Educacional Vem Passar, que abordará o tema “A padronização dos processos pedagógicos para recuperação da aprendizagem no Brasil”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 31 - Sexta-feira (18/11)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula31/
- Assista à aula: https://youtu.be/INFwrdPNP8g

Aula 32 - Sábado (19/11)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula32/
- Assista à aula: https://youtu.be/p-BuAhkZMS4

11 de novembro de 2022

Lançada segunda avaliação do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem

 


Foi lançada, nesta sexta-feira (11/11), a segunda atividade avaliativa do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem. A formação é promovida pelo Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Secretaria da Educação de Sobral.

A avaliação é composta por cinco partes: questionário de identificação; questionário de avaliação do curso; questionário diagnóstico; questionário destinado a gestores escolares; e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas 7 a 12. 

Os cursistas poderão rever as aulas e consultar o material disponível na descrição do vídeo de cada aula, antes de responder a avaliação. A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

Continuam abertas as inscrições para o curso. O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

- Acesse a Avaliação 2: https://bit.ly/MIPEAAV02

9 de novembro de 2022

Aulas abordarão o desenvolvimento do letramento crítico na escola e avaliação na perspectiva dos novos currículos neste fim de semana

 


Acontecem, nos dias 11 e 12 de novembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando  o desenvolvimento do letramento crítico na escola e avaliação na perspectiva dos novos currículos. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (11/11), a aula será ministrada por Leonel Santos, da Universidade Federal do Ceará, que abordará o tema “O combate à desinformação: caminhos para o desenvolvimento do letramento crítico na escola”.


No sábado (12/11), a aula será ministrada pela Maria Regina Passos, da Conatus Consultoria Educacional, que abordará o tema “Avaliação na perspectiva dos novos currículos”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Inscrição no curso: https://www.even3.com.br/inscricaomipea/

Aula 29 - Sexta-feira (11/11)

- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula29/

- Assista à aula: https://youtu.be/pmSqMPTcp3I

Aula 30 - Sábado (12/11)

- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula30/

- Assista à aula: https://youtu.be/q522IiRqleQ

3 de novembro de 2022

Aulas abordarão estratégias e recursos para promover o letramento matemático e a gamificação na educação neste fim de semana

 

Acontecem, nos dias 04 e 05 de novembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando estratégias e recursos para promover o letramento matemático e a gamificação na educação. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (04/11), a aula será ministrada por Miriam Navarro, Mestra em Educação e Empreendedora Digital, que abordará o tema “Estratégias e recursos para promover o Letramento Matemático”.


No sábado (05/11), a aula será ministrada pelo Pasi Loman, da Seppo Brasil, que abordará o tema “Gamificação na educação: a experiência da Finlândia no Brasil”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 27 - Sexta-feira (04/11)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula27/
- Assista à aula: https://youtu.be/mrP_KVkN4TM

Aula 28 - Sábado (05/11)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula28/
- Assista à aula: https://youtu.be/1o7j0iOiulU

27 de outubro de 2022

Aulas abordarão a recuperação da alfabetização na idade certa e o edutretenimento como estratégia de ensino-aprendizagem neste fim de semana

 


Acontecem, nos dias 28 e 29 de outubro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a recuperação da alfabetização na idade certa e o edutretenimento como estratégia de ensino-aprendizagem. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (28/10), a aula será ministrada por  Lira Augusta, da Secretaria da Educação de Sobral, que abordará o tema “Uma experiência exitosa da Escola Padre Osvaldo Chaves na recuperação da alfabetização na idade certa”.


No sábado (29/10), a aula será ministrada pelo Fabiano Oliveira, da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, que abordará o tema “Paródia e música em sala de aula: o edutretenimento como estratégia de ensino-aprendizagem”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 25 - Sexta-feira (28/10)
- Assista à aula: https://youtu.be/ECJLxWRNUVs

Aula 26 - Sábado (29/10)
- Assista à aula:https: https://youtu.be/iQxPI9rxI8o


21 de outubro de 2022

Estudantes de Sobral têm desempenho no PISA superior à média de países desenvolvidos

A educação de Sobral teve destaque mais uma vez nos resultados do PISA for Schools de 2021 que foram apresentados na última sexta-feira (14/10), em um evento internacional no Rio de Janeiro. A avaliação aplicada em novembro de 2021 contemplou três áreas: leitura, Ciências e Matemática e reuniu cerca de 1.300 estudantes de 17 escolas públicas estaduais de Sobral.

Os alunos de Sobral obtiveram nota média de 427,19 em leitura; 403,09 em matemática; e 401,11 em ciências, índices superiores aos resultados da última avaliação realizada no ano de 2019. Os estudantes sobralenses tiveram desempenho acima da média do Brasil e de países desenvolvidos, no comparativo com o desempenho internacional da última aplicação mundial do PISA que ocorreu no ano de 2018, antes da pandemia.

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, localizada no bairro Junco, obteve as melhores médias nas três avaliações e ficou a frente de países como França, Croácia e Grécia.

Os resultados da avaliação em leitura (496) foram os mais satisfatórios, superando as médias da França (493), Portugal (492), Rússia (479) e Itália (476).


No teste de Matemática, a escola obteve (472) e ultrapassou países como Croácia (464), Grécia (451), Bulgária (436) e Chile (417). Em Ciências, a média (466) também foi acima da Grécia (452), Chile (444), Sérvia (440) e Uruguai (426).

Esta é a terceira vez que o município participa dessa avaliação conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Sobral é o único município do Brasil que participou das três aplicações do PISA para Escolas durante os anos de 2017, 2019 e 2021.

Os resultados são coletados para serem utilizados dentro do contexto escolar e na busca de novas políticas públicas para a educação.

O que é o PISA

Realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, o PISA é um estudo comparativo internacional responsável por oferecer informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. A OCDE credenciou a Fundação Cesgranrio como única instituição apta a disponibilizar o PISA-S para escolas, autoridades e redes de escolas do Brasil.

A partir dos resultados do programa internacional, cada país tem a oportunidade de avaliar os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação aos outros países, de modo a planejar políticas públicas educacionais para melhorar a qualidade e eficácia do sistema de ensino.

O PISA é responsável por avaliar três domínios em todas as edições ou ciclos, são eles: leitura, matemática e ciências. A cada edição o programa avalia um domínio principal, desse modo os estudantes são submetidos a avaliações com questões específicas da área do conhecimento, e os questionários se concentram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem neste domínio. Além de avaliar os três domínios citados acima, o PISA avalia domínios chamados inovadores, como resolução de problemas, letramento financeiro e competência global.

20 de outubro de 2022

Liberada atividade de recuperação da primeira avaliação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem



O Laboratório Digital Educacional (LDE) lançou, nesta quinta-feira (20/10), a atividade de recuperação de conteúdo da primeira avaliação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem.

Para responder à atividade de recuperação, os cursistas poderão rever as aulas 1 a 5, disponíveis no canal do LDE no YouTube (Youtube.com/LDEUFC). A atividade de recuperação não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por três partes: questionário de identificação, questionário diagnóstico e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas já ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Atividade Avaliativa de Recuperação 1: https://bit.ly/MIPEAREC01

19 de outubro de 2022

Aulas abordarão a produção textual para o Instagram e a construção do conhecimento neste fim de semana




Acontecem, nos dias 21 e 22 de outubro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a produção textual para o Instagram e a construção do conhecimento. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (21/10), a aula será ministrada por  Isabel Muniz Lima, da Universidade Federal de Sergipe, que abordará o tema “Interação em contexto digital: sugestão de produção textual no Instagram”.



No sábado (22/10), a aula será ministrada pelo professor Valente, da Universidade Estadual de Campinas, que abordará o tema “O fazer e a construção de conhecimento”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 23 - Sexta-feira (21/10)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula23/

Aula 24 - Sábado (22/10)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula24/
- Assista à aula: https: https://youtu.be/i23jtueEV6o