27 de outubro de 2022

Aulas abordarão a recuperação da alfabetização na idade certa e o edutretenimento como estratégia de ensino-aprendizagem neste fim de semana

 


Acontecem, nos dias 28 e 29 de outubro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a recuperação da alfabetização na idade certa e o edutretenimento como estratégia de ensino-aprendizagem. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (28/10), a aula será ministrada por  Lira Augusta, da Secretaria da Educação de Sobral, que abordará o tema “Uma experiência exitosa da Escola Padre Osvaldo Chaves na recuperação da alfabetização na idade certa”.


No sábado (29/10), a aula será ministrada pelo Fabiano Oliveira, da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe, que abordará o tema “Paródia e música em sala de aula: o edutretenimento como estratégia de ensino-aprendizagem”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 25 - Sexta-feira (28/10)
- Assista à aula: https://youtu.be/ECJLxWRNUVs

Aula 26 - Sábado (29/10)
- Assista à aula:https: https://youtu.be/iQxPI9rxI8o


21 de outubro de 2022

Estudantes de Sobral têm desempenho no PISA superior à média de países desenvolvidos

A educação de Sobral teve destaque mais uma vez nos resultados do PISA for Schools de 2021 que foram apresentados na última sexta-feira (14/10), em um evento internacional no Rio de Janeiro. A avaliação aplicada em novembro de 2021 contemplou três áreas: leitura, Ciências e Matemática e reuniu cerca de 1.300 estudantes de 17 escolas públicas estaduais de Sobral.

Os alunos de Sobral obtiveram nota média de 427,19 em leitura; 403,09 em matemática; e 401,11 em ciências, índices superiores aos resultados da última avaliação realizada no ano de 2019. Os estudantes sobralenses tiveram desempenho acima da média do Brasil e de países desenvolvidos, no comparativo com o desempenho internacional da última aplicação mundial do PISA que ocorreu no ano de 2018, antes da pandemia.

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, localizada no bairro Junco, obteve as melhores médias nas três avaliações e ficou a frente de países como França, Croácia e Grécia.

Os resultados da avaliação em leitura (496) foram os mais satisfatórios, superando as médias da França (493), Portugal (492), Rússia (479) e Itália (476).


No teste de Matemática, a escola obteve (472) e ultrapassou países como Croácia (464), Grécia (451), Bulgária (436) e Chile (417). Em Ciências, a média (466) também foi acima da Grécia (452), Chile (444), Sérvia (440) e Uruguai (426).

Esta é a terceira vez que o município participa dessa avaliação conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Sobral é o único município do Brasil que participou das três aplicações do PISA para Escolas durante os anos de 2017, 2019 e 2021.

Os resultados são coletados para serem utilizados dentro do contexto escolar e na busca de novas políticas públicas para a educação.

O que é o PISA

Realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, o PISA é um estudo comparativo internacional responsável por oferecer informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos. A OCDE credenciou a Fundação Cesgranrio como única instituição apta a disponibilizar o PISA-S para escolas, autoridades e redes de escolas do Brasil.

A partir dos resultados do programa internacional, cada país tem a oportunidade de avaliar os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação aos outros países, de modo a planejar políticas públicas educacionais para melhorar a qualidade e eficácia do sistema de ensino.

O PISA é responsável por avaliar três domínios em todas as edições ou ciclos, são eles: leitura, matemática e ciências. A cada edição o programa avalia um domínio principal, desse modo os estudantes são submetidos a avaliações com questões específicas da área do conhecimento, e os questionários se concentram na coleta de informações relacionadas à aprendizagem neste domínio. Além de avaliar os três domínios citados acima, o PISA avalia domínios chamados inovadores, como resolução de problemas, letramento financeiro e competência global.

20 de outubro de 2022

Liberada atividade de recuperação da primeira avaliação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem



O Laboratório Digital Educacional (LDE) lançou, nesta quinta-feira (20/10), a atividade de recuperação de conteúdo da primeira avaliação do curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem.

Para responder à atividade de recuperação, os cursistas poderão rever as aulas 1 a 5, disponíveis no canal do LDE no YouTube (Youtube.com/LDEUFC). A atividade de recuperação não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por três partes: questionário de identificação, questionário diagnóstico e dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas já ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Atividade Avaliativa de Recuperação 1: https://bit.ly/MIPEAREC01

19 de outubro de 2022

Aulas abordarão a produção textual para o Instagram e a construção do conhecimento neste fim de semana




Acontecem, nos dias 21 e 22 de outubro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando a produção textual para o Instagram e a construção do conhecimento. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (21/10), a aula será ministrada por  Isabel Muniz Lima, da Universidade Federal de Sergipe, que abordará o tema “Interação em contexto digital: sugestão de produção textual no Instagram”.



No sábado (22/10), a aula será ministrada pelo professor Valente, da Universidade Estadual de Campinas, que abordará o tema “O fazer e a construção de conhecimento”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 23 - Sexta-feira (21/10)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula23/

Aula 24 - Sábado (22/10)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula24/
- Assista à aula: https: https://youtu.be/i23jtueEV6o

14 de outubro de 2022

Aulas abordarão o trabalho docente e a construção dos caminhos para a educação do futuro



Acontecem, nos dias 14 e 15 de outubro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando Aulas abordarão o trabalho docente e a construção dos caminhos para a educação do futuro. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (14/10), a aula será ministrada por Geane de Albuquerque, da Universidade Estadual Vale do Acaraú; e Adriana Araújo, da Universidade Estadual do Ceará, que abordarão o tema “O trabalho docente: a voz e a saúde do professor reveladas em seu texto/discurso”.


No sábado (15/10), a aula será ministrada por Ciely Galvão, da Ciely Galvão Assessoria e Consultoria Educacional, que abordará o tema “Aula nota 10: construindo caminhos para a educação do futuro”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 21 - Sexta-feira (14/10)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula21/

Aula 22 - Sábado (15/10)
- Assista à aula: https://youtu.be/ZPTaoO18DVg

7 de outubro de 2022

Aulas abordarão competências digitais e o engajamento dos alunos em sala de aula

 


Acontecem, nos dias 07 e 08 de outubro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Metodologias, Inovações e Práticas para o Ensino e a Aprendizagem, abordando práticas inovadoras de letramento em sala de aula e ferramentas digitais. A partir das 14h, as aulas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube, e serão mediadas pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Na sexta-feira (07/10), a aula será ministrada por Larissa Santa Rosa, do Centro de Inovação para Educação Brasileira, e abordará o tema “Competências digitais: por que é importante que docentes as desenvolvam?”.


No sábado (08/10), a aula será ministrada por Valesca Brasil Irala, da Universidade Federal do Pampa, que abordará o tema “Como é que a gente faz para engajar os alunos?”.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da educação básica e do ensino superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá os certificados emitidos pela Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.


Aula 19 - Sexta-feira (07/10)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula19/
- Assista à aula: https://youtu.be/0gtoY1g18Cg

Aula 20 - Sábado (08/10)
- Inscrições na aula: https://www.even3.com.br/mipeaaula20/
- Assista à aula: https://youtu.be/7KHk3bDysRI